Ao longo das últimas décadas, a tecnologia vem se consolidando no ambiente de trabalho das organizações e, também, nas residências.
Hoje, a área de TI não é apenas o suporte técnico de uma empresa, mas sim a parte fundamental nas estratégias dos negócios.
Especialmente, quando falamos de confidencialidade e recuperação de desastres, é que podemos como notar o grande diferencial da governança de TI na geração de valor para empresa.
Somando a tudo isso, não há como falar da importância do setor para inovação e crescimento do negócio, ainda mais quando a gestão deve ser direcionada para segurança e eficiência.
Por todos esses fatores, compreenda mais como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI da sua empresa.
Para saber mais, confira o artigo abaixo!
Como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI: compreenda mais o conceito
Antes de falarmos como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI, é importante que você conheça mais sobre o conceito de governança corporativa.
Ela pode ser definida como um sistema pelo qual sociedades e empresas são administradas e monitoradas, envolvendo as relações profissionais entre:
- Os acionistas;
- O conselho administrativo;
- O conselho fiscal;
- A diretoria;
- As auditorias independentes.
Como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI: motivos para adotá-la
Em virtude da complexidade em que os procedimentos empresariais vão aumentando, especialmente em empresas de capital aberto, a necessidade em adotá-la é extremamente grande.
Afinal, os investidores querem ter certeza de que o capital investido está sendo bem administrado.
Além disso, através dos avanços tecnológicos, as instituições passaram a armazenar dados em sistemas específicos, sendo ainda mais importante a criação da governança de TI.
Contudo, como podemos definir a governança?
Podemos defini-la como um conjunto de processos que têm o objetivo principal, a garantia do bom funcionamento das atividades desse domínio, possibilitando que a empresa consiga atingir seus propósitos.
Por isso, é necessário criar uma estrutura de políticas, normas e métodos que admitam o planejamento, a direção e o controle de uso das tecnologias da informação.
Como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI: a importância para empresa
Já sobre a importância da governança de TI, precisamos destacar que ela é muito mais do que apenas um suporte para o negócio.
Na verdade, a sua necessidade está atrelada em certificar a segurança, a transparência e a credibilidade das informações, já que otimizará a aplicação de recursos e apoiará na tomada de decisão.
Outro ponto a destacar sobre a governança de TI é que seu propósito é tornar a empresa mais fluída, mantendo os processos em perfeita sincronia, como se fossem as engrenagens de um relógio suíço.
Como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI: as suas principais áreas
Conheça mais quais são as principais áreas da governança de TI:
- Gerenciamento de riscos: traz à tona as eventuais ameaças, proporcionando formas de minimizá-las;
- Alinhamento estratégico: garante, como o próprio já é autoexplicativo, o alinhamento dos processos de negócio com os da tecnologia da informação, unificando o trabalho;
- Gerenciamento de recursos: sua importância está em assumir o papel nas gestões humana e tecnológica, necessárias para a excelência na execução dos serviços;
- Mensuração de desempenho: utiliza os indicadores de resultado, abraçando os critérios financeiros, produtivos, dentre outros;
- Entrega de valor: sua pretensão é alcançar a máxima eficiência operacional do setor.
Como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI: os benefícios da implementação
Depois de compreender mais sobre conceito, áreas e a importância da governança de TI, confira os benefícios da consultoria de TI!
- Maior segurança de dados: é uma das maiores vantagens, já que maximizando a segurança resultará em seguir regras, padrões, responsabilidades e regulamentos tão importantes para a realização.
A maior segurança permitirá maior confiança e qualidade nas informações; - Redução nos custos e melhor gestão de riscos: quanto mais eficiente forem as informações, maior será a produtividade e menor, o desperdício.
Com isso, haverá equilíbrio no orçamento da empresa; - Fácil acesso à inteligência do negócio: a partir do momento em que é possível acessar facilmente os dados relevantes e utilizáveis da empresa (que ajudam na competitividade e no crescimento da receita), será possível visualizar de maneira profunda os pontos críticos do negócio.
Tudo isso é fundamental para o sucesso da empresa.
Para conhecer mais, entre em contato conosco!
De qualquer maneira, o mais importante é que você compreenda como uma consultoria pode ajudar com a governança de TI.
Ainda que mude alguns paradigmas, os benefícios são muitos para organização!
Para conhecer mais, entre em contato conosco para ter maiores informações.